5 dicas para revolucionar a gestão de pessoas da sua empresa

Compartilhar

De maneira geral, podemos definir a gestão de pessoas em algumas questões-chave. Trata-se de um conjunto de metodologias, estratégias, habilidades e técnicas, cujo objetivo é otimizar o valor humano na empresa. Assim como gerenciar o comportamento e as interações no ambiente corporativo, independentemente do tamanho ou setor do negócio.

No entanto, garantir constantemente a motivação e satisfação das equipes não é o único meio de gerir pessoas. A verdade é que essas ações pedem um intenso planejamento. Este deve englobar 100% da empresa, rumo ao pleno crescimento, humanização e capacitação de todos envolvidos. Veja agora como atingir essa meta das melhores maneiras!

1. Faça reuniões com foco na gestão de pessoas

A gestão de pessoas, para passar por uma verdadeira revolução na empresa, deve estimular as reuniões focadas em feedbacks. Os gestores precisam atuar mais como coachs e menos como apenas “chefes”, ao lado de seus colaboradores.

Esse tipo de reunião precisa ocorrer com frequência, ao longo dos meses. Dar feedbacks e realizar todo tipo de avaliação exige constância. Empresas que fazem essas reuniões um vez por ano não serão felizes na empreitada. Especialmente quando as equipes envolvem membros de diferentes gerações.

2. Promova mais interações sociais entre equipes

Outra maneira de mudar completamente a gestão de pessoas é aperfeiçoar o engajamento entre colaboradores, de maneira geral. Têm de ser criados procedimentos e atividades que gerem reconhecimentos e interações sociais entre todo esse pessoal.

É necessário estimular o espírito colaborativo entre os profissionais, assim como o desenvolvimento social de cunho menos formal. Evite acumular a responsabilidade de avaliação apenas sobre os gestores.

gestão de pessoas

3. Avalie sempre o desempenho do seu pessoal

É essencial discernir bem questões relativas às performances e às remunerações. Desempenhos de colaboradores precisam ser discutidos no dia a dia, sem obstáculos que impeçam sua fluidez. Não são em todas essas ocasiões que poderão ser ajustadas as remunerações. O que não deve interferir no trabalho sobre a performance das pessoas.

4. Lembre-se de recompensar seus colaboradores

A gestão de pessoas pode ser mais eficaz, ainda, utilizando-se todo empenho possível para identificar colaboradores de maior “peso”. E consequentemente recompensando-os da maneira mais conveniente, não somente em forma de dinheiro.

Os grandes talentos de uma empresa podem se encontrar em quaisquer setores de seu ambiente. Os Recursos Humanos não tem como presenciar cada ocasião em que aqueles talentos se manifestem. E que devam, por consequência, ser devidamente recompensados.

5. Personalize o plano de carreira de cada pessoa

Elaborar um plano de carreira específico para cada um dos profissionais, personalizado, também faz toda a diferença. Estimule a propagação e a procura por diferentes oportunidades, internamente. Aqui estão alguns dos métodos mais eficientes de motivar os talentos que ali atuam!

Como podemos perceber, a gestão de pessoas não deve ser confundida com as funções do RH. Seu campo de atuação é diferente e, de certa forma, mais abrangente, dentro de uma empresa. Com as diretrizes mencionadas, entre outras, o processo de gerir pessoas pode se transformar completamente. O que beneficia a todos dentro da organização.

Esperamos ter ajudado você a descobrir como aperfeiçoar a gestão de sua empresa. Aproveite, siga a Getafe em nossa página no Instagram e não perca nenhuma outra novidade!

Comentário no facebook

banner mãos dadas
banner mãos dadas mensagem entre em contato