O controle de acessos é indispensável para a segurança da empresa. A solução evita a entrada de pessoas não autorizadas e potencialmente mal intencionadas, as quais gerariam prejuízos. Ao mesmo tempo, contribui para a produtividade, por permitir que colaboradores e outros autorizados acessem facilmente, sem necessidade de liberação manual e individual.
Para alcançar bons resultados, a ferramenta ideal deve reunir algumas características. Assim, é possível ter mais tranquilidade na operação do negócio, com total proteção patrimonial.
A seguir, veja quais são as 5 qualidades que são fundamentais ao controle de acessos da empresa!
1. A confiabilidade é grande responsável pela segurança
Como é da segurança do negócio que estamos falando, é indispensável que a solução seja extremamente confiável. Isso significa que ela tem que ser capaz de reconhecer quem está autorizado e quem não está liberado para o acesso.
Também não deve ser facilmente acessada por pessoas mal intencionadas e nem pode ser modificável nesse sentido. Um sistema robusto contra invasões e manipulações é mais seguro e realmente ajuda a evitar invasões, por exemplo.
2. A consistência favorece a padronização de processos
Imagine um sistema de controle de acessos que às vezes funciona, mas às vezes não. Isso gerará todo tipo de transtorno, como a necessidade de liberação manual constante de quem deveria poder acessar sem dificuldades. Por outro lado, é algo que abre uma vulnerabilidade a ser explorada por invasores.
Portanto, o controle tem que ser capaz de repetir as operações com padronização e segurança. Desse modo, pode-se garantir uma atuação que ocorre sempre do desejado.
3. A eficiência faz com que a solução cumpra seu papel
Também não adianta ter um controle de acessos que identifica ameaças somente quando elas já estão dentro da empresa. Por isso, é indispensável que estejamos falando de um sistema realmente eficaz.
A capacidade de resposta em tempo real e a rapidez para processar os dados, de forma integrada, ajuda a manter o nível de proteção. Sem a eficiência, por outro lado, até a produtividade pode ser comprometida, o que não é desejável.
4. A facilidade de uso é crucial no controle de acessos
Outro ponto indispensável é que o controle deve ser simples de usar por parte dos usuários. Isso garante que as pessoas autorizadas entrem facilmente e bloqueia imediatamente quem não tiver permissão.
É igualmente interessante que ele seja fácil de gerenciar — dependendo do caso, até mesmo à distância, como na portaria virtual. Assim, os profissionais envolvidos conseguem controlar os processos de forma adequada.
5. A flexibilidade o torna adequado às demandas específicas
Como cada empresa tem uma necessidade, a solução escolhida para o negócio deve ser altamente flexível. Isso significa mapear todos os pontos de acesso e vulnerabilidade, com soluções adequadas para acompanhar a entrada e a saída de pessoas.
Deve, ainda, dispor das ferramentas direcionadas, como monitoramento 24 horas, 12 horas ou em pausas e momentos específicos. Com a capacidade de escolha reforçada, é possível ter a configuração adequada para cada cenário.
A ferramenta de controle de acessos da empresa deve reunir essas características para ser realmente segura. Na hora de fazer escolha, considere ainda que a terceirização pode ajudar e garantir ótima performance.
Por falar em proteção, veja quais são 4 pontos essenciais para manter a sua empresa segura!