3 tendências do mercado de trabalho para explorar na sua empresa

Compartilhar

Buscar novidades para o seu negócio é essencial para se manter relevante e aproveitar os benefícios. Com soluções inéditas e outros métodos de atuar, despontam as diversas tendências do mercado de trabalho. Agora, é possível contratar as pessoas e formar times de uma maneira diferente.

Conhecer as principais apostas atuais é um caminho indispensável para saber o que aplicar em seu negócio. Desse modo, há como alcançar novos resultados e se destacar no mercado.

A seguir, veja 3 tendências do mercado de trabalho que merecem atenção e saiba como aplicá-las!

1. As novas formas de trabalho garantem boa adaptação às necessidades da empresa

Com a aprovação de leis e modalidades de regulamentação, a jornada tradicional já não é a única disponível. Hoje, a empresa pode aproveitar tendências do mercado de trabalho como a jornada intermitente, que varia de acordo com as demandas empresariais, por exemplo.

Também há novas modalidades de trabalho, como o home office agora regulamentado. Para certos negócios ou alguns setores, é possível contar com trabalhadores que atuam remotamente, sem que haja perda de desempenho.

2. A terceirização de atividades permite se concentrar na atividade principal

Em busca de reduzir custos e de aumentar a eficiência, uma tendência demonstra grande potencial: a terceirização de atividades. A proposta é simples e consiste em contratar uma empresa especializada, que fica responsável por disponibilizar mão de obra capacitada para algumas atividades do negócio.

tendências do mercado de trabalho

É possível terceirizar profissionais de segurança, limpeza e manutenção, por exemplo — e isso só para citar alguns casos. Dessa maneira, a empresa “delega” essas atividades e pode focar em sua especialidade, como venda de produtos ou prestação de serviços. Assim, há muito mais qualidade na atividade, graças à alocação adequada de recursos.

Além de tudo, é uma forma de simplificar processos, já que não é preciso encarar todas as etapas trabalhistas da contratação “tradicional”. Tudo isso evita que o negócio foque demais no que não é a sua atuação principal, o que leva a resultados melhores.

3. A gestão estratégica de pessoas está entre as tendências do mercado de trabalho

Outra proposta tem a ver com o gerenciamento dos recursos humanos. Antes, o RH era um setor relativamente burocrático e que cuidava de questões como folha de pagamento e contratações. Hoje, isso mudou e o segmento tem assumido uma posição estratégica, o que coloca esse movimento entre as tendências do mercado de trabalho.

Aplicar isso em seu negócio significa estimular o desenvolvimento de ações de treinamento e capacitação. Também vale utilizar ferramentas para medição de desempenho, consolidar e reforçar a cultura organizacional e assim por diante.

O melhor de tudo? Isso não é restrito apenas aos funcionários internos. É possível apostar na integração de times alocados e terceirizados, por exemplo. Assim, há mais eficiência e uma atuação com foco total no sucesso da empresa.

Essas tendências do mercado de trabalho acompanham as novas necessidades e podem trazer ótimos resultados. Com planejamento e uma boa tomada de decisão, seu negócio terá a chance de se destacar!

Se quiser conferir muitas outras novidades e saber como aplicá-las, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram!

Comentário no facebook

banner mãos dadas
banner mãos dadas mensagem entre em contato